Recifes de Coral

Recifes de Coral e a sua importância:


Os recifes de coral são estruturas calcárias que cresceram ao longo de milhões de anos, sendo a sua superfície recoberta pelos corais (pólipos) e micro algas que permeiam seu tecido (zooxantelas), formados principalmente nas regiões tropicais mais rasas do oceano.

Os recifes de coral e as regiões coralíneas em geral apresentam uma biodiversidade de grande variedade e rica em vida. Abrigam aproximadamente 25% da vida marinha e representam um importante elo não só na cadeia alimentar como na harmonia da vida marinha. Em algumas regiões os recifes de coral servem de barreira para evitar a erosão da costa pelas ondas do mar.

Levantamentos publicados indicam que mundialmente temos dezenas de milhões de pessoas nas regiões litorâneas que vivem da atividade pesqueira e que esse número passa para centenas de milhões se considerarmos também a atividade turística.

O grande pulmão da Terra, responsável pela produção de 70% do oxigênio que respiramos, é representado pelas plantas existentes no oceano, sejam na forma de fitoplânctons, leitos de grama marinha e de macro ou micro algas encontradas principalmente nos ambientes coralíneos.

O Oceano que cobre 3/4 da superfície da Terra é um grande reprocessador do CO2 de nossa atmosfera. A morte dos corais e suas algas, causada pelo branqueamento, reduz esta capacidade e aumentam a acidificação do oceano.

Assista ao vídeo Hidden City_OneEarth.Org, legendado em português, para melhor compreensão sobre os corais:

http://www.youtube.com/watch?v=pFGQpjJMrUI

Conheça e compreenda o que está ameaçando os corais de nosso Planeta no tópico Mudança Ambiental