Litoral Sul (PE)

Litoral Sul de Pernambuco, do rio Jaboatão ao rio Persinunga em São José da Coroa Grande:


Mar./2010 – A concretização desta harmonização foi possível principalmente em função do interesse e apoio da Dra. Fernanda Duarte Amaral da UFRPE e seu grupo de orientandos que nos acompanharam em todo o processo de reconhecimento e que poderão fazer o acompanhamento da evolução da biodiversidade.

Agradecemos também a colaboração da Dra. Beatrice Padovani Ferreira da UFPE e coordenadora geral do Reef Check Brasil, que nos disponibilizou os meios para o reconhecimento em Tamandaré (PE).

O reconhecimento do Litoral Sul foi feito mediante mergulhos nos seguintes pontos:

1. Porto de Galinhas – piscinas naturais na posição:      latitude  S 8º 30 685″ ; longitude  W 34º 59 902″.     Biótico registrado:  zero a +15

2. Tamandaré – Trilha do Entorno da Área Fechada na posição:         latitude  S 8º 45 832″ ; longitude W 35º 05 320″.       
Biótico registrado: zero a +35

3. Tamandaré – Pirambu – Lado Norte na posição:       latitude  S 8º 45 434″ ; longitude W 35º 05 141″.
Biótico registrado: zero a +35

4. São José da Coroa Grande – em função da falta de operadores de mergulho no local optamos por uma avaliação virtual a distância.      
Biótico registrado: zero <zero> zero

Embora o litoral de Pernambuco não tenha sofrido nenhum processo de branqueamento maciço já se observa a ocorrência de branqueamentos motivados principalmente por sedimentações, efeitos do Aquecimento Global, doenças e outras nocividades. Os corais duros construtores são os mais prejudicados entre eles as Mussismilia Braziliensis, Mussismilia Hispida, Mussismilia Hartii e a Siderastrea Stellata.

Nas áreas mais frequentadas pelos turistas em Porto de Galinhas observa-se o pisoteamento dos recifes de corais e muitos corais quebrados, com sérios danos à preservação da biodiversidade local (atualmente já foram tomadas diversas medidas para melhorar a preservação dos corais).

A região de Tamandaré por integrar a APA Costa dos Corais e a região protegida da APA Guadalupe, apresenta uma situação privilegiada para a recuperação dos corais.

https://drive.google.com/drive/folders/14zHpHwnI0HBx65WrwbTxYh24To-SyDts

No mapa a seguir o traçado em amarelo mostra os limites da região que foi harmonizada, abrangendo toda a APA Costa dos Corais no estado de Pernambuco e a plataforma continental até a profundidade de 30 metros.