Harmonizações no Mar

Harmonizações  em Ambiente Marinho:


Listamos cronológicamente as harmonizações executadas:

  • Jan./2009 – Pequena área no canal da Ilha das Cabras – SP;
  • Fev./2009 – Expansão da harmonização para todo o canal entre a Ilha das Cabras – SP e a Ilhabela – SP; (Clique aqui)
  • Mar./2009 – Entorno da Ilha principal da Laje de Santos – SP;(Clique aqui)
  • Jun./2009 – Entorno da Ilha Grande e a Baía formada entre a Ilha e as cidades de Parati – RJ e Angra dos Reis – RJ; (Clique aqui)
  • Jun./2009 – Entorno da restinga de Sepetiba e a Baía em continuidade a Baía da Ilha Grande com a costa.  (Clique aqui) 
  • Dez./2009 – Arquipélago e Parcel dos Abrolhos abrangendo também uma grande área em seu entorno, num limite superior a 50% a delimitação definida pelo ParNam-ICMBIO de Abrolhos.   (Clique aqui)
  • Mar./2010 – Litoral Sul de Pernambuco, do rio Jaboatão ao rio Persinunga em São José da Coroa Grande na divisa com Alagoas, abrangendo toda a APA Costa dos Corais no estado e a plataforma continental até a profundidade de 30 metros.   (Clique aqui)
  • Mar./2010 – Litoral Centro-Norte de Pernambuco, do rio Jaboatão à Ilha de Itamaracá, abrangendo o projeto Peixe Boi e a plataforma continental até a profundidade de 55 metros.    (Clique aqui)
  • Abr./2010 – Litoral da Baía de Paraty – RJ até a Ponta da Jamanta em Perequê Açu – SP em extensão a Baía da Ilha Grande em direção ao Sul.   (Clique aqui) 
  • Maio/2010 – Litoral Norte de São Paulo, de Ponta da Jamanta em Perequê Açu – SP até a entrada da Enseada de Caraguatatuba – SP (Clique aqui)
  • Ago/2010 – Litoral de Maragogi – AL desde a proximidade de Barra Grande-AL ao norte e Japaratinga-AL ao sul (Clique aqui)
  • Ago/2010 – Expansão da área inicial de harmonização da Laje de Santos incluindo a área de Calhaus e uma zona de amortecimento (Clique aqui)
  • Out/2010 – Arquipélago de Fernando de Noronha (PE) abrangendo a área terrestre habitada e todo o entorno marinho das ilhas numa faixa de 50 metros de profundidade da superfície e uma zona de amortecimento até o limite marítimo de 500 metros de profundidade. (Clique aqui)

Listamos acima apenas as harmonizações executadas até outubro/2010, para servirem de referência e locais de estudo para os que queiram avaliar “in loco” os benefícios da harmonização energética.

FOTOS: 


Algumas fotos tiradas nos reconhecimentos acima e posteriores encontram-se nos descritivos da harmonização.


Em nossa página no facebook apresentamos a foto dos mapas com a delimitação de todos os locais que foram harmonizados energéticamente, até os dias atuais, inclusive regiões criadas apenas como refúgio para a sobrevivência dos corais: [acesse]

  • Jul/2012 – Corredor aproximado de 45 km de largura, criado em alto mar, desde a região de Ilha Grande/Paraty, descendo em direção sul, passando por trás de Ilhabela (SP) e envolvendo o Arquipélago de Alcatrazes, Laje de Santos, Queimada Grande e na sequência derivando para o litoral e abrangendo APA Litoral Sul, APA Ilha Comprida chegando até o canal da Baía de Paranaguá (PR). O objetivo foi o de ampliar a conexão inter-regiões para potencializar o processo reprodutivo do Spawning e o fluxo dos recrutas dos corais. [mapa]
  • Ago/2012 – Litoral Centro/Sul de Santa Catarina abrangendo uma faixa de 35km a 25km mar adentro, desde a Ilha de Canas (SC) passando pela APA do Arvoredo, Florianópolis, APA Baleia Franca, seguindo até o Parcel de Torres (RS). [mapa]
  • Ago/2012 – Litoral Norte do Brasil, abrangendo desde o Pontal do Trapiá (CE), Litoral do Maranhão, Parcel Manoel Luis (MA), Litoral do Pará e do Amapá, até o Cabo Orange na divisa com a Guiana Francesa. [mapa]
  • Ago/Set/2012 – Criado um imenso refúgio para eventualmente atender a futura recuperação dos corais e da vida marinha no Oceano Indico, abrangendo as Ilhas e Atóis de Lakshadweep e das Maldives e uma enorme área no entorno das mesmas. [mapa]
  • Ago/Set/2016 – Criado mais um imenso refúgio para eventualmente ajudar na futura recuperação dos corais e da vida marinha nas regiões adjacentes do Oceano Pacífico. As regiões envolvidas foram: Norte do Coral Sea e o Salomon Sea até a altura de Vanuatu, delimitado na parte externa da Grande Barreira de Corais e Papua Nova Guiné ao norte. [mapa]
  • Ago/2016 – Arquipélago das Ilhas Fiji e uma grande área de amortecimento no entorno, envolvendo as 330 ilhas. A população local após os branqueamentos que ocorreram na região, adquiriram uma enorme conscientização quanto a conservação e manutenção de atividades para a recuperação dos corais e da vida marinha. [mapa]

Apesar de algumas regiões terem menos de 7 anos de harmonização, já se tem notícias promissoras quanto a evolução da resistência e resiliência dos corais.

A harmonização ambiental tem o objetivo de premiar as regiões e populações que efetivamente se interessam pela preservação dos corais e da vida marinha, e agem nesse sentido. 

 
Retornar topo da página