Sobrevivência dos Corais

Home

Recifes de Coral

Sobrevivência dos Corais

Harmonizações no Mar

Galeria de Fotos

Apoio

Links

Contato
Recifes de Coral
Recifes de Coral e a sua importância:
 



Os recifes de coral são estruturas calcárias que cresceram
ao longo de milhões de anos, sendo a sua superfície recoberta pelos corais (pólipos) e micro algas que permeiam seu tecido (zooxantelas), formados principalmente nas regiões tropicais mais rasas do oceano.
 
Os recifes de coral e as regiões coralíneas em geral apresentam uma biodiversidade de grande variedade e rica em vida. Abrigam aproximadamente 25% da vida marinha e representam um importante elo não só na cadeia alimentar como na harmonia da vida marinha.
Em algumas regiões os recifes de coral servem de barreira para evitar a erosão da costa pelas ondas do mar.
 
Levantamentos publicados indicam que mundialmente temos dezenas de milhões de pessoas nas regiões litorâneas que vivem da atividade pesqueira e que esse número passa para centenas de milhões se considerarmos também a atividade turística.
 
O grande pulmão da Terra, responsável pela produção de 70% do oxigênio que respiramos, é representado pelas plantas existentes no oceano, sejam na forma de fitoplânctons, leitos de grama marinha e de macro ou micro algas encontradas principalmente nos ambientes coralíneos.
 
O Oceano que cobre 3/4 da superfície da Terra é um grande reprocessador do CO2 de nossa atmosfera. A morte dos corais e suas algas, causada pelo branqueamento, reduz esta capacidade e aumentam a acidificação do oceano.

Assista ao vídeo Hidden City_OneEarth.Org, legendado em português, para melhor compreensão sobre os corais:

http://www.youtube.com/watch?v=pFGQpjJMrUI


Conheça e compreenda o que está ameaçando os corais de nosso Planeta no tópico
 

Mudança Ambiental
 



 

Home
Recifes de Coral
Sobrevivência dos Corais
Harmonizações no Mar
Galeria de Fotos
Apoio
Links
Contato